Turismo

Na área de incremento de ações de apoio ao desenvolvimento do turismo e seus produtos, o Espaço São José Liberto recebe turistas das áreas de transatlânticos, turismo cultural e de negócios, dentre outros, fortalecendo o ESJL enquanto referencia turística da cidade, conforme prevê o Ver – o- Pará – Plano Estratégico de Turismo do Estado (SETUR) e a marca “O Pará a Obra Prima da Amazônia”, dignificando desta forma manutenção e preservação do ESJL enquanto território criativo da cultura amazônica paraense que promove a inclusão socioprodutiva de empreendedores criativos do estado do Pará dos setores de joias, artesanato, design e moda.

Parcerias

Projeto “Turismo na Escola” PMB/SEMEC

O projeto “Turismo na Escola” é desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Secretaria Municipal de Educação (Semec) e tem como objetivo dar conhecimento às crianças, para que elas cresçam com o olhar voltado para o turismo da sua cidade. Os alunos participam de um city tour e visitam lugares como o Mangal das Garças, Casa da Mineração, Praça Frei Caetano Brandão e Espaço São José Liberto, onde podem conhecer a Capela São José, o Museu de Gemas, o Jardim da Liberdade, o Memorial da Cela Cinzeiro e o Anfiteatro Coliseu das Artes.

Visitas monitoradas

A visita monitorada oferecida a escolas públicas e privadas é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o funcionamento e a história do espaço, e seus equipamentos turísticos e comerciais: a Casa do Artesão, o Museu de Gemas do Pará, o Memorial da Cela Cinzeiro, o Jardim da Liberdade, a Capela de São José, o anfiteatro Coliseu das Artes, lojas de joias (dentre elas uma incubadora, a Loja Una, e uma especializada em joias antigas) duas ilhas com serviços especializados em ourivesaria e comercialização de gemas, a Escola de Ourivesaria, auditório e mezanino.

O Museu de Gemas do Pará reúne um dos mais representativos acervos arqueológicos e gemológicos do país, com cerca de 4 mil peças, entre ametistas, esmeraldas e granadas provenientes de várias regiões do Pará, de alguns Estados brasileiros e de países latino-americanos. Na Casa do Artesão – que reúne tipologias de artesanato de todas as regiões do Estado – os estudantes viram de perto o trabalho de empreendedores criativos em peças comercializadas no local.

A visitação ao Museu de Gemas do Pará custa R$ 6,00, com direito à meia-entrada para estudante, gratuidade para idosos e crianças até 7 anos. Nas terças-feiras a visitação ao museu é gratuita. As visitas monitoradas para instituições de ensino podem ser agendadas pelo fone (91) 3344-3500.

Projeto Lua Nova

O Projeto Lua Nova é coordenado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) e voltado para estudantes da gradução e recém-formados na área de Design que podem participar das atividades desenvolvidas pelo IGAMA, como workshops, consultoria técnica individualizada, bate-papos e palestras, cuja a culminância resulta em exposições comerciais, proporcionando aos alunos a experimentações na pesquisa, criação, produção e comercialização de joias e acessórios de moda.

Programação cultural mensal

O Espaço São José Liberto possui um calendário de programação cultural aberta ao público.

Confira a nossa programação de Novembro/2019

Programa Polo Joalheiro

APL de moda, design e indústria do vestuário

Casa do Artesão

Museu de Gemas do Pará

Lojas e Serviços

Turismo criativo, educação e cultura