Visitas monitoradas
A visita monitorada oferecida a escolas públicas e privadas é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o funcionamento e a história do espaço, e seus equipamentos turísticos e comerciais: a Casa do Artesão, o Museu de Gemas do Pará, o Memorial da Cela Cinzeiro, o Jardim da Liberdade, a Capela de São José, o anfiteatro Coliseu das Artes, lojas de joias (dentre elas uma incubadora, a Loja Una, e uma especializada em joias antigas) duas ilhas com serviços especializados em ourivesaria e comercialização de gemas, a Escola de Ourivesaria, auditório e mezanino.
O Museu de Gemas do Pará reúne um dos mais representativos acervos arqueológicos e gemológicos do país, com cerca de 4 mil peças, entre ametistas, esmeraldas e granadas provenientes de várias regiões do Pará, de alguns Estados brasileiros e de países latino-americanos. Na Casa do Artesão – que reúne tipologias de artesanato de todas as regiões do Estado – os estudantes viram de perto o trabalho de empreendedores criativos em peças comercializadas no local.
A visitação ao Museu de Gemas do Pará custa R$ 6,00, com direito à gratuidade para idosos, crianças até 12 (doze) anos, estudantes e professores. Nas terças-feiras e no primeiro domingo de cada mês a visitação ao museu é gratuita. As visitas monitoradas para instituições de ensino podem ser agendadas pelo fone (91) 3344-3500 ou pelo e-mail museudegemas@outlook.com.