O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – IGAMA é uma organização privada sem fins lucrativos do 3º Setor, qualificada como (OS) Organização Social por meio do Decreto Estadual nº 216 (12/06/2007), com sede em Belém/Pará, tem como finalidade fomentar o desenvolvimento dos setores criativos como gemas, joias, moda, artesanato com ênfase no desenvolvimento econômico da gestão do ciclo de design e apoio à criação, produção e comercialização.
Desde 2007, o IGAMA gerencia o Espaço São José Liberto – ESJL promovendo a economia criativa com convergência de ações e atividades fortalecendo os setores do turismo, cultura, patrimônio histórico e cultural, geração de trabalho e renda, educação patrimonial, gemas e joias, artesanato e moda. Nesse sentido, desenvolve de forma integrada os elos da cadeia produtiva integrando os setores criativos atendidos pelo ESJL.
O Instituto tem como estrutura básica os Conselhos de Administração e Fiscal formado por representantes da sociedade civil, instituições governamentais, empreendedores criativos, empresários e uma Diretoria Executiva.
O desenvolvimento de suas finalidades se efetiva de forma integrada entre três áreas principais: a institucional onde se destaca a celebração do Contrato de Gestão nº 001/2017 mantido com o Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME, a realização de ações de maneira articulada em (06) seis áreas estruturantes, a saber: Governança e Cooperações; Políticas Públicas; Formação, Capacitação, Fomento, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade; Fortalecimento dos empreendedores individuais, micro e pequenos empresários, empreendedores criativos e artesãos; Acesso ao Mercado; Manutenção e preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico SJL; a técnica participando de fórum, câmaras setoriais e desenvolvendo projetos e ações voltadas para a economia criativa; e a promocional, apoiando e /ou promovendo sob a lógica intersetorial ações, como: exposições, feiras, posicionamento de produtos, loja incubadora, ponto de vendas no Brasil e no Pará; exposições de design de Joias, Moda e Produtos de artesanato.
Neste sentido coordena, fomenta e implementa diversos programas, projetos Programa Polo Joalheiro do Pará, Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do vestuário, Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias da Região do Baixo Tocantins e o Projeto Lua Nova.
Promove ações para o desenvolvimento econômico territorial que, fomentam a ética nos negócios, ações de sustentabilidade e de valorização da diversidade cultural do território da Amazônia Paraense com inclusão sócio produtiva, visando o empreendedorismo criativo.
Executa o acompanhamento e monitoramento de PDV’S de joias dispostas no ESJL, e das unidades produtivas do setor na RMB e região Baixo Tocantins. Desenvolve e incrementa ações de capacitação profissional na área de economia criativa com o objetivo de possibilitar a inclusão socioprodutiva e melhoria da qualidade da produção e do produto.
Nas áreas de joias, moda e artesanato, gerencia os espaços comerciais Casa do Artesão, Espaço Moda SJL e Loja UNA – Incubadora.
Na área artística cultural apoia e desenvolve uma programação cultural mensal no Coliseu das Artes e Capela São José do ESJL por meio das apresentações de espetáculos de música, dança e teatro.
Para efeito de geração de recursos próprios abriga a execução de eventos empresariais e sociais no ESJL, bem como mantém contratos de permissão de uso e de consignação com empreendedores criativos, realiza convênios e parcerias de natureza econômica, técnica e financeira.
Na área de incremento de ações de apoio ao desenvolvimento do turismo e seus produtos recebe turistas das áreas de transatlânticos, turismo cultural e de negócios, dentre outros, fortalecendo o ESJL enquanto referência turística da cidade, conforme prevê o Ver – o- Pará – Plano Estratégico de Turismo do Estado (SETUR) e a marca “O Pará a Obra Prima da Amazônia”, dignificando desta forma manutenção e preservação do ESJL enquanto território criativo da cultura amazônica paraense que promove a inclusão socioprodutiva de empreendedores criativos do estado do Pará dos setores de joias, artesanato, design e moda.