Joias e acessórios do Polo Joalheiro são destaque em editoriais de moda

Mostrar a inovação e a beleza das criações de estilistas e designers de joias e acessórios de moda, e com isso valorizar a beleza arquitetônica de prédios que são referência cultural e turística da capital paraense, é a proposta dos editoriais de moda publicados, aos domingos, na coluna do jornalista Christian Emanoel, da Revista “Troppo +”, encartada no Jornal “O Liberal”. Quem dirige os ensaios fotográficos é o jornalista Mário Camarão, também responsável pelas fotos, com o apoio do fotógrafo Cléverson Cancela.
 
Os ensaios têm como cenário locais de Belém, e mostram desde a beleza da Belle Époque ao arrojado projeto arquitetônico que transformou o convento de São José, erguido em 1749, no Espaço São José Liberto.

No ensaio publicado no domingo passado (2), Samara Carvalho, a Rainha das Rainhas do Carnaval 2013 (concurso promovido pelas Organizações Romulo Maiorana), mostra a alta costura do estilista paraense Tony Palha, adornada por colares, brincos e bracelete em pérola, ouro branco e diamantes – peças da loja Belém da Saudade -, situada no Espaço São José Liberto e especialista em joias antigas, nos estilos Art Nouveau Art Déco, com referência especial aos anos 1920.
 
Como cenário para a beleza paroara da rainha, foi escolhido o majestoso Teatro da Paz, fundado em 1978, durante o ciclo áureo da Borracha, período em que Belém era conhecida como a Paris na América. O ensaio foi realizado no interior do local e mostrou, ainda, joias criadas e produzidas pelos seguintes designers e empresas do Espaço São José Liberto: Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Rosa Castro, Circe Silva, Antônio Coelho Lucas, Antônio Tavares, Amazon Art, Rahma Gemas e Joias, Ourogema e Sila Brasila.
 
Anteriormente, no editorial publicado em 19 de janeiro, o Espaço São José Liberto foi a locação escolhida para mostrar figurinos da Iódice e criações da designer Júlia Mendes, da Loja Amorimendes, e joias da Loja Una (incubadora), ambas situadas no espaço. Também foram fotografadas peças assinadas por Circe Silva, Ivete Negrão e Rosa Castro, designers que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará. 
 
Modelos Gabryele Barbosa e Roberto Neves.
Foto: Mário Camarão

Os modelos dos ensaios foram Gabryele Barbosa e Roberto Neves. A modelo também mostrou bolsas assinadas por Rosa Castro e comercializadas na Casa do Artesão. No texto da matéria foi destacado o valor histórico do Espaço São José Liberto, inaugurado em 11 de outubro de 2002, e considerado referência de território criativo e turístico de Belém do Pará.
 
Nas fotos do editorial chamou a atenção o Colar "Control Natural" (Natural Conectado), criação da designer Julia Mendes e produção da Empresa Amorimendes. A peça mostra uma das inovações desenvolvidas no âmbito do Programa Polo Joalheiro, a partir do conceito de joias sustentáveis com design regional.
 
Na confecção do colar, Júlia utilizou alumínio reciclado de utensílios domésticos. Placas de celulares e de computadores, além de outros materiais considerados lixo eletrônico, também são utilizados na criação de joias com metais nobres e matéria prima regional. O uso desses materiais na joalheria resulta de pesquisas e processos especiais de inovação, que a designer vem desenvolvendo, levando em conta a resistência, durabilidade e beleza do que é reaproveitado, trabalho que foge ao convencional e segue uma tendência mundial de sustentabilidade.
 
A equipe de produção dos ensaios foi coordenada por Cristiane Garcia. A assistência de produção do último editorial contou com a participação de Henrique Henglis.
 
 
Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.