Espaço São José Liberto é tema de vídeo-documentário

A designer de joias Marcilene Rodrigues, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, concedeu entrevista, na manhã desta sexta-feira, 17, à equipe da TV Norte, empresa responsável pela criação das vídeo-reportagens que compõem o projeto Reveja Belém, que a TV RBA começou a exibir no último sábado, 11. As vídeo-reportagens vão ao ar ao longo de todo o mês de janeiro, em homenagem aos 398 anos da capital paraense.
 
Com direção do roteirista e diretor Fernando Segtowick, as filmagens foram realizadas na Casa do Artesão e na Loja Gemas do Mundo, situadas no Espaço São José Liberto. Durante a gravação, foi mostrado trabalho artesanal de Marcilene Rodrigues, que se destaca pela utilização de matéria-prima diferenciada, que identifica a riqueza mineral e natural da joia do Pará.
 
Aliadas aos metais preciosos ouro e prata, a designer utiliza gemas orgânicas (como chifres, madeira, sementes e outras), minerais (quartzos, citrinos, ametistas e outras) e vegetais, produto inovador com inúmeras possibilidades de tamanhos, cores e formatos. Criadas pelo mestre ourives Paulo Tavares, do Programa Polo Joalheiro, a partir de matéria natural, como cascas, folhas, flores, frutos e raízes, o processo é ambientalmente sustentável, devido ao aproveitamento de resíduos descartados pela natureza ou pelo homem.
 
Outra inovação do Programa Polo Joalheiro do Pará que será mostrada na vídeo-reportagem é o Grafismo Marajoara, técnica de lapidação diferenciada desenvolvida pela lapidária Leila Salame, que reproduz nas faces das gemas minerais a geometria característica dos traços da cultura marajoara. 
 
Cada vídeo tem duração de três minutos e será exibido no intervalo do Programa Barra Pesada, que começa ao meio dia com reprise no intervalo do Jornal da RBA, que começa às 17h50. A primeira produção, que apresentou a arquitetura da cidade.
 
Os próximos vídeos serão exibidos às quintas-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro, também nos intervalos do Barra Pesada e do Jornal da RBA. Entre os temas abordados estão, ainda, a linguagem local, o artesanato e os parques ecológicos. 
 
Esta é a segunda edição do projeto Reveja Belém, que tem patrocínio do Sebrae e do Banco da Amazônia.
 
Ascom/Igama, com informações do Diário on Line (DOL)


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.