Belém completa 398 anos e é a síntese do turismo na Amazônia

Belém, que neste domingo, 12, comemora 398 anos, é guardiã dos principais segmentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Estes segmentos a tornam um dos destinos mais procurados do Brasil, o mais desejado na Amazônia, que tem no Pará mais de 50% dos seus atrativos turísticos naturais, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo.

A celebração de 398 anos da capital paraense é marcada por vasta programação, realizada pelo Governo do Estado, sociedade civil organizada, Prefeitura de Belém, iniciativa privada. Na área do turismo, as comemorações são motivadas por grandes conquistas, entre elas o anúncio de dois voos internacionais ligando Belém aos Estados Unidos, através da TAM, e à Europa, através da TAP. A cidade também recebeu, em 2013, 44 navios com um total de 30 mil turistas e tem como meta para este ano ampliar ainda mais esse fluxo, que vem principalmente da Europa.

Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), órgão de promoção, divulgação e marketing do turismo do Pará, afirma que Belém é a região turística paraense que recebe o maior fluxo e que o presente para a cidade é, sem dúvida, incluí-la nas estratégias prioritárias de captação de eventos, promoção e divulgação do Estado.

“Ao ampliarmos o fluxo turístico de Belém estamos, naturalmente, gerando mais recursos deixados pelos visitantes, movimentando os setores da gastronomia, hotelaria, transporte, prestação de serviços e compra de produtos. Com isso, a cidade se fortalece cada vez mais do ponto de vista sócio-econômico”, diz Marcelo.

Para o presidente da Paratur, o Governo do Estado, seja por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ou da Paratur, vem trabalhando em diversas frentes para tornar o Pará referência em turismo na Amazônia, com a meta de garantir que até 2020 seja o destino líder na região.

“Participaremos em 2014 de pelo menos 12 feiras e eventos nacionais e internacionais, sendo 9 no exterior e 3 no Brasil. Também realizaremos este ano mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que deve trazer ao Pará grandes marcas do turismo mundial e os principais agentes de viagens e operadores que comercializam o Brasil no exterior e aposta no Pará, enquanto Obra-Prima da Amazônia, como produto de excelência”, garante Marcelo.

“Belém é o portão de entrada para a Amazônia, agora referência para a Europa e Estados Unidos em termos de voos internacionais, e trabalharemos em 2014 para que a cidade tenha cada vez mais motivos para comemorar”, afirma o presidente da Paratur.

Belém, fundada em 1616, simboliza a integração da Amazônia ao território brasileiro e é a cidade que melhor reflete a identidade amazônica em sua paisagem e em sua cultura. Uma metrópole tropical, imersa nas águas da baía do Guajará e no verde das inúmeras ilhas que a circundam. Seu conjunto histórico e arquitetônico guarda os registros de outros tempos e é palco de tradições da cultura viva, mas também um centro de produção do conhecimento e de novas formas de expressão cultural e linguagens artísticas.

Fonte: Blog da Paratur.

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Igama/Divulgação



PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.