Exposição "Mulheres de Fibra" é destaque na Revista Troppo+ de O Liberal

Imagem: Divulgação
O trabalho das artesãs de São Sebastião da Boa Vista, município do arquipélago de Marajó, foi destaque na coluna do jornalista Christian Emanoel, publicada neste domingo, 22, na Revista Troppo+ de O Liberal. 
 
Por meio de projeto apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), as artesãs produziram uma coleção de acessórios de moda a partir da fibra do jupati, retirada da palmeira Jupatizeiro, da qual também se extrai a tala - matéria-prima do matapi (instrumento artesanal de captura de camarões), do abajur e de outros produtos.
 
A prática do trançado é repassada de mãe para filha, trabalho que poderá ser visto, a partir do dia 26 de novembro, no Espaço São José Liberto, na exposição Mulheres de Fibra. As bolsas, brincos, colares, tiaras, braceletes e outros acessórios da mostra foram produzidos pelo Grupo Arte em Fibra de Jupati, com design de Ninon Jardim, Lídia Abrahin, Manoela Costa e Nilma Arraes. Na ocasião, também será lançado um site para que as artesãs continuem mostrando sua arte para o mundo.
 
Foto: Geraldo Menezes
No ensaio a modelo Sarah Jardim mostra composição com a fibra de jupati crua e pintada. O cenário é a Ilha de Chaves, no Furo Pirarara, localizado no município de São Sebastião da Boa Vista, Arquipélago do Marajó. Com make e stilyst de Amanda Pris, quem assina as fotos é Geraldo Menezes.
 
A exposição conta com a parceria do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o Espaço São José Liberto e o programa Polo Joalheiro do Pará.

Serviço:
Exposição “Mulheres de Fibra”, do Grupo Arte em Fibra de Jupati. Abertura no dia 26 de novembro de 2015, às 18h, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. A mostra ficará aberta ao público até o dia 29 de novembro, no horário de funcionamento do ESJL, de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Informações: 
Contato do Grupo Arte em Fibra de Jupati:
Telefone: (91) 9928-73858
Facebook: https://www.facebook.com/artefibrajupati/?fref=ts
Instagram: @artefibrajupati
Modelo Sarah Jardim com a fibra de jupati, no furo Pirarara, Marajó.
Foto: Geraldo Menezes
Ascom Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.