Grupo Garimpo abre mostra de joias e acessórios de moda

O Grupo Garimpo - Preciosidades da Amazônia, formado por dez designers do Programa Polo Joalheiro do Pará, realiza, de 7 a 20 de dezembro, sua primeira mostra de joias e acessórios de moda, na Gourmeteria Villa Toscana, na Travessa Nove de Janeiro, 1683. As 30 peças artesanais da coleção são inspiradas na contemporaneidade amazônica e em suas referências objetivas e subjetivas. “A nossa pretensão é dar um olhar fashion sem perder nossa essência amazônida”, adianta a designer Lídia Abrahim, que integra o grupo, também formado por Bárbara Müller, Beta Freitas, Celeste Heitmann, Erivaldo Jr., Ivam Silva, Iveta Negrão, Marcilene Rodrigues, Mônica Mattos e Rosa Castro.
 
Os integrantes do Programa Polo Joalheiro - mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - são designers e microempresários que buscam, com a mostra, produzir um resultado cuja origem é o atual conceito de economia criativa, potencializando o ser criativo e envolvendo, além dos designers, artesãos, ourives, lapidários e outros profissionais da região amazônica, que incentivam e alimentam a economia de “art-joia” paraense.
 
Com essa produção local e artesanal, o grupo surge, de maneira informal, com a proposta de estar aberto a novos e experientes criativos, de modo a agregar valor com a bagagem cultural de cada um em sua área de atuação. As peças da nova coleção são joias e acessórios de moda que retratam o compromisso de cada criador com sua expressão artística. A proposta do grupo, de acordo com Lídia Abrahim, é que ele seja “camaleão” no sentido de se modificar e motivar seus integrantes a uma inovação contínua.
 
“Hoje são dez; amanhã podem ser dois ou vinte a integrar o grupo", comenta a designer Marcilene Rodrigues. "Os criadores são livres para ir e vir, frente verso e avesso. Dessa forma, cada um tem seu espaço de trabalho próprio, mas se une para organizar e fazer acontecer” Segundo Lídia Abrahim, a escolha do espaço Villa Toscana, da Galeria Villa Maíra, para receber a primeira mostra do Grupo Garimpo foi “especial", por se tratar de "um lugar de experiências sensoriais”. O convite da direção do espaço aconteceu durante a realização de uma produção fotográfica de joias de Lídia e Marcilene, feitas pelo Estúdio Lazuli, que utilizou o espaço da gourmeteria como locação.
 
Além da exposição de joias e acessórios, a abertura do evento contará com desfile-perfomance, apresentação de música instrumental (sax) e participação dos artistas plásticos Clarisse Pintat e Gilvan Tavares, que mostrarão, respectivamente, desenhos e pinturas.
 
Serviço: Mostra da primeira coleção de joias e acessórios de moda do Grupo Garimpo - Preciosidades da Amazônia. De 7 a 20 de dezembro de 2013, das 11 às 21 horas (exceto às segundas). Galeria Villa Maíra, na Gourmeteria Villa Toscana - Travessa Nove de Janeiro, 1683, entre Gentil e Magalhães Barata. A abertura da mostra acontece neste sábado, 7, às 19 horas. 
 
Mais informações: (91) 9184-7018.
 
 
Luciane Fiuza - Ascom/Igama
 


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.