Concertos no São José Liberto marcam o encerramento do Festival Música das Américas

Música das Américas 2015 no Coliseu das Artes do São José Liberto.
Foto: Carlos Sodré - AG. PARÁ

A Banda Sinfônica Jovem do Estado do Pará fechou o III Festival Música das Américas com uma belíssima apresentação na noite desta última sexta-feira, 28, no Espaço São José Liberto. O concerto de encerramento uniu músicos de uma banda formada em três dias, além da composição de instrumentistas de seis bandas sinfônicas de diferentes cidades.

Para o diretor artístico do Festival, Marcelo Jardim, esse é um projeto que não pode parar. “O setor de interiorização do festival é responsável por selecionar isso. É muito legal que temos uma banda diferente a cada ano, misturamos culturas”, comenta.
Mas antes de encerrar, o município de Ponta de Pedras também levou seus talentos da Banda Sinfônica Antônio Malato. “Fiquei sabendo que a banda da minha cidade ia se apresentar aqui em Belém e não poderia deixar de prestigiar. Moro na capital há 15 anos e quando saí de lá esse projeto já existia. É um trabalho muito bonito. Meu pai foi um dos músicos fundadores da instituição e fico feliz de ver que ainda estão trabalhando com os jovens”, declara a funcionária pública Heloisa Pinheiro, que assistiu a apresentação.
Para quem veio se apresentar a emoção também é grande. “A música é uma paixão que vem de família. Minha prima e minha irmã também tocam flautas transversais como eu. É a minha terceira vez no Festival e é sempre uma experiência maravilhosa”, diz a instrumentista Ana Paula Baía, de 16 anos. Colega da banda, Fabrício Noronha, de 18 anos, toca um instrumento de sopro chamado cloroni. “Estudei por nove anos e há três escolhi esse instrumento, hoje toco com ele na Banda de Ponta de Pedras, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Carlos Gomes”, afirma.
O Festival é uma realização da Fundação Carlos Gomes, que acredita confirmar com ele, sua missão de promover a música no Estado. “Estamos muito felizes de ter realizado o festival, em meio a toda a crise tivemos um evento como esse. Isso é prova da vontade de apostar na musicalidade desses jovens”, conclui o superintendente da Fundação, Paulo José.
Gabriela Azevedo
Secretaria de Estado de Comunicação
Ascom Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.