Coletivo do arranjo produtivo de moda e design discute plano de desenvolvimento

O coletivo intersetorial do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design – Polo Metrópole encerrou nesta quarta-feira (13) o segundo ciclo de reunião para construção do plano de desenvolvimento para a região metropolitana, no Espaço São José Liberto. O evento reuniu mais de 40 pessoas envolvidas com o setor de moda e design.
 
Os representantes das instituições que integram o coletivo intersetorial do APL de Moda e Design e a consultoria da Fundação Vanzolini, conduzida por Rodrigo D’Amico, delinearam seis eixos principais de ações para estarem presentes no plano de desenvolvimento. A construção de um banco de dados, a articulação para acesso ao crédito, o fortalecimento da estrutura da produção e da inovação, a estruturação da comercialização, o auxílio na formalização e a qualificação técnica e gerencial para esses empreendedores criativos compõem o rol de ações do plano.
 
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) está à frente da articulação para consolidação desse APL em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Núcleo Estadual de APL, voltado exclusivamente para promover a integração dos empreendedores criativos, as microempresas e as instituições sociais e acadêmicas, entre outros participantes dos aglomerados do setor.
Reunião de diretoria das secretarias do APL de Moda e Design.
Foto: Ascom/Igama
A Seicom tem o papel coordenador dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de economia criativa do Pará. Essa classificação foi recebida por meio da participação no Edital 3/ 2013, do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comercio Exterior, a qual agregou, dentre suas outras funções, a de elaborar o Plano de Desenvolvimento da APL de Moda Criativa da Região Metropolitana.
 
A ideia da secretaria é propiciar um ambiente sociocultural nos territórios, que determine, sobretudo, as condições do empreendedorismo e do desenvolvimento local e ainda desenvolva a capacidade de inovação, aprendizado e qualificação profissional das regiões do Estado. No momento está sendo construído primeiramente o plano da Região Metropolitana de Belém, mas as reuniões já tiveram a presença de representantes do município de Bragança, que pretendem já fechar uma agenda para construir o plano exclusivo para os arranjos diversos existentes no local.
 
Todos os presentes do coletivo intersetorial firmarão, por intermédio de um termo de adesão, o compromisso de unir esforços na execução das ações para efetivar o plano desenvolvimento. Nos dias 27 e 28 deste mês, haverá a validação e o pré-lançamento do plano.
 
Com o propósito de continuar o levantamento do segmento de moda no Pará e, assim, definir uma rede proativa do setor, a Seicom tem disponível no site www.seicom.gov.br o link colaborativo, no qual todos os empreendedores criativos podem se inscrever, na área de “Cadastro único de empreendedores da área”, recurso que identifica e consolida o coletivo de APL de Moda e Design do Pará. O cadastro pode ser feito pelo http://seicompa.com.br/cd/cadastro-moda/.
 
 
Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.