Espaço São José Liberto recebe Tour da Taça da Copa do Mundo

Veja as fotos do evento em nosso álbum.

A exposição do Tour da Taça da Copa do Mundo foi aberta no anfiteatro do Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) às 9h desta terça-feira, 20, onde permanece até as 21h, com visitação monitarada. Na capital paraense, Belém, o símbolo maior da Copa do Mundo, o troféu de ouro maciço de 18 quilates que passou pelas mãos de grandes jogadores de futebol do mundo está sendo visto e fotografado por quem agendou a visita, antecipadamente, via internet.

Denominado “A Copa de Todo Mundo”, o evento é uma promoção da Coca-Cola e da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que pretende alcançar mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. No Pará, a iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama, Organização Social gestora do Espaço São José Liberto.

O tricampeão mundial Roberto Rivelino. 
Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Além de campeões consagrados no futebol brasileiro, a organização do “Tour da Taça” também tem homenageado, em cada estado brasileiro, “campeões anônimos”, representados, no Pará, por Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG No Olhar, que realiza trabalhos voltados à educação ambiental, envolvendo conscientização, reciclagem e outras ações.A abertura oficial do evento no Estado teve a presença do Ministro de Turismo, Vinícius Lages; do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; do secretário de Estado de Turismo, que representou o Governo do Estado, Adenauer Góes, entre outras autoridades e personalidades, como o tricampeão Roberto Rivelino e o ex-jogador paraense Charles Guerreiro, que atuou em clubes locais e nacionais e, hoje, trabalha como treinador de futebol.

O ministro Vinícius Lage ressaltou a presença do craque Rivelino e a realização do Tour da Taça no Espaço São José Liberto, “um dos polos turísticos mais importantes do Brasil”. O secretário de Programas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Neusvaldo Lima, também destacou a relevância da realização do evento. “É um momento muito especial em que a taça, finalmente, chega ao Brasil, onde mais de 400 mil pessoas já viram e celebraram a Taça da Copa do Mundo”.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, falou da importância para o Estado e toda a região, da vinda da Taça do Mundo, frisando que o espírito e o coração do paraense têm uma ligação muito especial com o futebol. “É aqui que está esse espírito do futebol na Amazônia, não apenas no Pará, com o Paysandu e Remo (Re x Pa)”. Conhecido como o “Clássico Rei da Amazônia”, o RexPa, provavelmente, é o clássico mais disputado do futebol mundial, com mais de 700 partidas realizadas.

Ministro Vinícius Lages, diretora Rosa Helena Neves e os 
secretários Adenauer Góes e Neusvaldo Lima.
Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Referência - Após a abertura do evento, a diretora do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, recepcionou o ministro Vinícius Lages e os secretários Adenauer e Neusvaldo Lima, que realizaram um tour pelo São José Liberto. A diretora destacou o funcionamento do espaço como território criativo com característica multisetorial, onde a dimensão do turismo e da cultura é fator que diferencia o lugar e agrega valor ao setor joalheiro atendido pelo Programa Polo Joalheiro do Pará.

Foram apresentadas parcerias históricas firmadas entre o ESJL e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Matais Preciosos (IBGM), as quais, segundo a diretora, fortalecem as ações setoriais desenvolvidas no local.

Ao final, foram ofertados aos representantes do MTur quartzos hialinos (conhecidos como cristais) lapidados com o Grafismo Marajoara, técnica diferenciada desenvolvida pela lapidária paraense Leila Salame, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto. O espaço e o programa são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Seicom e do Igama, Organização Social (OS) gestora do local.

Exposição do Tour da Taça da Copa do Mundo foi 
aberta no anfiteatro do Coliseu das Artes.

Foto: Cristino Martins/Agência Pará

O público lotou, desde cedo, os arredores e o interior do espaço, aguardando a hora de poder ver e fotografar a famosa taça. Após o tour, a dona de casa Nazilda Gomes dos Santos falou que “adorou ver a taça de pertinho” e que a visitação foi presente de Dia das Mães. Os ingressos foram reservados com antecedência pelo seu marido e filhos. Uma de suas filhas, a pequena Manuela, falou que gosta de torcer pelo Brasil nos jogos da seleção, revelando que ficou um pouco “nervosa” e, ao mesmo tempo, feliz de poder ver a taça.

Empolgação, alegria e realização de um sonho foram sentimentos revelados também por estudantes da Escola Estadual de Ensino do Tenoné. Eles participaram, na manhã desta terça-feira, do Tour da Taça da Copa do Mundo, junto com alunos de seis turmas da instituição. Os estudantes estão entre os selecionados pela organização do evento. Foram contempladas dez unidades de ensino de Belém para participar do “Tour da Taça”, seguindo como critério de seleção os melhores resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além da visitação, a programação, em Belém, inclui, ainda, apresentação de dançarinos de hip hop e de Djs. Essa é a viagem mais longa da história do troféu mais cobiçado do mundo, percorrendo 89 países e mais de 150 mil quilômetros em 255 dias. O tour mundial foi lançado em 12 de setembro de 2013, no Corcovado, Rio de Janeiro. No Brasil, a Taça da Copa do Mundo visitará as 27 capitais até o início oficial da Copa do Mundo de 2014. De Belém do Pará o Tour da Taça da Copa do Mundo segue para Teresina, onde ficará em exposição no dia 21 de maio. São Paulo é a última capital a receber o evento, no dia 1º de junho.

Veja mais fotos em nosso perfil no facebook.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Luciane Fiuza - Ascom/Igama



PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.