Coletivo Garimpo expõe joias e acessórios de moda para mães e namorados


Criado em 2013 por 12 designers de joias e acessórios de moda vinculados ao Programa Polo Joalheiro do Pará, o Coletivo Garimpo de Designers Paraenses realiza a partir desta quinta-feira (8) sua segunda exposição. Na abertura da mostra, marcada para as 19 h, se apresentará a violinista Thaís Carneiro, convidada especial do evento, que prossegue até o dia 12 de junho, no Espaço Bossa da Gourmeteria Villa Toscana, que funciona de terça a sábado, das 12 às 20 h, e aos domingos, das 09 às 12 h.
 

Brincos “Ares Deco Amazônico”; criação de Marcilene Rodrigues.
Foto: Lazuli Estúdio/Divulgação

No local, além de observar peças exclusivas e artesanais, os visitantes terão ótimas opções de presentes para mães e namorados, já que o período da exposição abrange as duas datas comemorativas.        

Marcas conceituadas, alto padrão de qualidade e design contemporâneo fazem do Coletivo Garimpo um novo olhar sobre o design de joias, que valoriza a cultura local, o comprometimento social e o respeito ao meio ambiente.

A primeira exposição do grupo, realizada ano passado no mesmo local, reuniu todas as marcas que integram o Coletivo: Bárbara Müller, Beta Freitas, Celeste Heitmann, Erivaldo Júnior, Ivam Silva, Ivete Negrão, Lídia Abrahim, Marcilene Rodrigues, Michele Eguchi, Mônica Matos, Nilma Arraes e Rosa Castro.

 

Anel “Cores Flutuantes”; criação de Beta Freitas. 
Foto: Coletivo Garimpo/Divulgação

A edição 2014 conta com a participação de sete marcas. Segundo a designer Beta Freitas, a ausência de alguns integrantes faz parte da proposta do Coletivo. “Todos os designers abraçaram o conceito de equipe e continuam trabalhando juntos, seja através da exposição de joias, divulgação do evento ou mesmo dando uma força na produção”, explica.

Entre os produtos expostos e comercializados estão brincos, anéis, braceletes e colares, dentre eles as peças Deco Amazônico, Cenas Ladrilhadas, Curvas, Spike Cone e Tipiti. Nas coleções de joias e acessórios de moda destacam-se o design, que revela estilo de cada profissional do grupo, além dos materiais utilizados, como palha da costa, madeiras, semente de babaçu, chifre de búfalo, gemas minerais (ametistas, citrinos e quartzos) e gemas vegetais - uma inovação desenvolvida pelo pesquisador e mestre ourives Paulo Tavares. 

Consumo colaborativo – O Coletivo Garimpo de Designers Paraenses é um movimento de novos valores para o mercado de joias, que promove novas oportunidades e o fomento da economia colaborativa, forma de organização econômica baseada no compartilhamento de recursos, que se apoia em dois pilares: o consumo colaborativo e a produção colaborativa.

A iniciativa tem como foco a valorização do setor de joias do Pará como referência em design regional de olhar contemporâneo. Com esse intuito, observa Beta Freitas, os integrantes do Garimpo trabalham os recursos naturais de forma responsável, unindo matéria prima diferenciada com metais nobres “para confirmar o pertencimento na tradição cultural de cidadãos criativos da Amazônia”.

Com experiência e destaque nacional e internacional em eventos e feiras da área, os 12 designers de joias e acessórios de moda que formam o grupo uniram-se com a proposta de potencializar e movimentar o setor em Belém.

 

Pingente “Curuatá”, em prata com gema vegetal de resina de tucupi; criação de Mônica Matos. 
Foto: Coletivo Garimpo/Divulgação

Serviço: Exposição do Coletivo Garimpo de Designers Paraenses, com lançamento das coleções para o Dia das Mães e dos Namorados. De 8 de maio a 12 de junho, no Espaço Bossa da Gourmeteria Villa Toscana (Nove de Janeiro, 1683, entre Gentil Bittencourt e Magalhães Barata, bairro de São Braz). Horário: de segunda a sábado, das 12 às 20 h, e aos domingos, das 09 às 12 h.

Mais informações com Beta Freitas (8134-8596 – bfmetaldesign@gmail.com) e Marcilene Rodrigues (8807-7111 ou 8151-5998 - silabrasila@hotmail.com)


Luciane Fiuza - Ascom Igama


 


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.