Programação do ESJL promove cultura popular e cidadania fiscal

Confira as fotos do evento em nosso álbum

A programação de 2014 do Projeto Ritmos do Pará, que acontece sempre no primeiro e último domingo de cada mês, teve como atração, neste domingo, 30, o Grupo Parafolclórico Uirapuru, que se apresentou no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL). Antes da apresentação dos músicos e dançarinos do grupo, o público conferiu as performances teatrais da campanha denominada "Nota Fiscal Cidadã", promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).  

O projeto Ritmos do Pará tem como objetivo divulgar a cultura popular tradicional do estado do Pará produzida pelos grupos folclóricos, em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo coordenada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS) gestora do ESJL. 

Segundo a gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, “o projeto valoriza o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará que preservam a memória das tradições populares do estado”.

De acordo com a coordenadora do Grupo Uirapuru, Cláudia Peniche, as apresentações sempre animam o público que vem prestigiar o evento. O show contou com repertório especial e misturou carimbó, ciranda do norte, lundu, siriá e danças africanas. Muitas famílias e crianças prestigiaram o evento e as coreografias animaram a todos os presentes.

Apresentação do Grupo Uirapuru
Foto: Igama/Divulgação

Cláudia Peniche explicou que a apresentação foi inspirada em todas as microrregiões do Pará, destacando peculiaridades e formas de expressão de cada local. “Através dessa pesquisa identificamos as danças típicas que se manifestam no interior do Estado e criamos a apresentação, que se chama Regionalizando”, completou a coordenadora.

Daniele Martins, profissional da área de saúde de Barcarena, que estava visitando a cidade, aproveitou a programação para, junto com o marido, Raimundo Nonato Júnior, suas duas filhas e sua irmã, conhecer o espaço e apreciar a apresentação. Daniele falou sobre o São José Liberto: "É um espaço muito bonito e o evento está muito legal. Minhas filhas estão adorando", elogiou.

O Grupo Folclórico Uirapuru foi criado no dia 13 de maio de 1984, através de um projeto social do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP). Com o passar dos anos, o grupo foi crescendo e tornando-se referência em dança folclórica do Estado. O Uirapuru possui uma vertente multicultural que vai da dança africana ao carimbó, sempre valorizando a diversidade de ritmos da região amazônica.

Em 2014, os integrantes comemoram 30 anos de criação do grupo com uma série de apresentações especiais e repertório novo. A apresentação no São José Liberto fez parte da programação de comemoração da data festiva. Em janeiro, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará abriu a programação de 2014.

Esquete "Nota Fiscal Cidadã"
Foto: Igama/Divulgação

Parceria – Outra atividade que integrou a programação cultural do ESJL no domingo foi a apresentação cultural do Rádio Margarida, que levou esquete educativa sobre a nota fiscal cidadã. A atividade é resultado da parceria firmada entre a Sefa, a Seicom e o Igama, com o objetivo de promover a cidadania fiscal conforme estabelece o Programa do Governo do Estado do Pará. 

A ação realizada no São José Liberto promoveu, de forma lúdica, o Programa Nota Fiscal Cidadã, aliando-se à programação cultural do espaço. Com o intuito de promover cidadania fiscal, estão previstas, para os próximos meses, outras iniciativas entre o Espaço São José Liberto, Programa Polo Joalheiro do Pará e Seicom.

Ascom/Igama



PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.