Grupo Uirapuru é atração no São José Liberto neste domingo, 30

Em continuidade ao Projeto Ritmos do Pará, do Espaço São José Liberto, que acontece sempre no primeiro e último domingo de cada mês, o Grupo Parafolclórico Uirapuru apresenta-se no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto neste domingo, 30, a partir das 17h. Com entrada gratuita, o projeto Ritmos do Pará foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS), que gerencia o Espaço São José Liberto, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).
 
Criado há cerca de três anos, o projeto tem como objetivo ampliar o espaço de divulgação de grupos folclóricos paraenses. Segundo a gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, o projeto é uma forma de valorizar o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará.
 
Segundo a coordenadora do Grupo Uirapuru, Cláudia Peniche, a apresentação do próximo domingo promete animar o público que prestigiar o evento. “O show desse domingo tem um repertório especial que mistura carimbó, ciranda do norte, lundu, siriá e danças africanas. Tudo com muito gingado e animação”, adianta.
 
De acordo com a coordenadora, a apresentação foi inspirada em todas as microrregiões do Pará, destacando peculiaridades e formas de expressão de cada local. “Através dessa pesquisa identificamos as danças típicas que se manifestam no interior do Estado e criamos a apresentação de domingo, que se chama Regionalizando”, completa Cláudia Peniche.
 
Grupo Parafolclórico Uirapuru.
Foto: Geraldo Ramos/OS Pará 2000
O Grupo Folclórico Uirapuru foi criado no dia 13 de maio de 1984, através de um projeto social no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP). Com o passar dos anos, o grupo foi crescendo e tornando-se referência em dança folclórica do Estado. O Uirapuru possui uma vertente multicultural que vai da dança africana ao carimbó, sempre valorizando a diversidade de ritmos da região amazônica.
 
Este ano, os integrantes comemoram 30 anos de criação do grupo, com uma série de apresentações especiais e repertório novo. A apresentação no São José Liberto faz parte da programação de comemoração da data festiva. O Grupo Parafolclórico Frutos do Pará abriu a programação de
 
Serviço: Projeto Ritmos do Pará – Apresentação do Grupo Folclórico Uirapuru. Domingo, dia 30, às 17h no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Informações: (91) 3344-3517 (Carmem Macedo). Entrada Franca.
 
 
Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.