Seicom tem novo comando

A economista e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maria Amélia Enriquez (foto), foi nomeada pelo governador Simão Jatene para ser a titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Atualmente, Amélia está licenciada de suas funções acadêmicas por exigência da legislação, já que desempenha função pública de Estado na própria Seicom.
 
O decreto governamental da nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE), nesta quarta-feira, 26. Maria Amélia Enriquez vinha exercendo o cargo de secretária adjunta da Seicom, desde a recriação do órgão pelo governador Simão Jatene, em 23 de novembro 2011, por meio da Lei N. 7.570.
 
Amélia passou a exercer o lugar do secretário David Leal, também nomeado pelo governador Simão Jatene, no mesmo Diário Oficial do Estado, para o cargo de secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), em substituição a Sidney Rosa, que reassumiu a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
 
Na Seicom, a nova titular coordenou vários projetos, sendo um deles o Plano de Mineração do Estado do Pará, que será lançado oficialmente no próximo dia 9 de abril, às 19h no Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas. O plano de mineração do Estado é o primeiro a ser elaborado no País, depois da edição do documento do Governo Federal, e traça um perfil do setor mineral do Pará, sugere políticas públicas, fatores plenos de governança, entre outros objetivos, e ainda tem foco no conhecimento de nossas potencialidades e oportunidades minerais voltados à melhoria das condições econômicas, sociais e ambientais.
 
O documento assegurou a participação de segmentos, direta e indiretamente envolvidos com o cenário de mineração no Estado, com a realização de treze oficinas temáticas, na capital e principais cidades minerárias, e discussões que remeteram às contribuições de empresas, setor público, lideranças políticas, sindicais e organizações da cadeia econômica.
 
Currículo – Maria Amélia Enriquez é doutora em Desenvolvimento Sustentável na Universidade Nacional de Brasília (UnB). Tem mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e especialização em Teoria Econômica, no antigo Centro de Estudos Superiores do Pará (CESEP/PA), hoje Universidade da Amazônia (UNAMA). É graduada em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Pará (UFPA) e é professora licenciada da UNAMA e UFPA. Integra o boarddo International Society for Ecological Economics (ISEE). De maio de 2008 a julho de 2011 foi assessora da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério das Minas e Energia (MME) do Governo Federal.
 
O Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro do Pará são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Seicom e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia ( Igama), Organização Social (OS) que gerencia o espaço e o programa.

Fonte: Seicom/PA

Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.