Workshop de Acessórios de Moda gera Coleção 2014 do ESJL

Designer Mary Arantes
Foto: Divulgação
O Programa Polo Joalheiro do Pará promove, de 12 a 14 de março, o “Workshop de geração de produtos de acessórios de moda” com Mary Arantes, designer e consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no auditório do espaço e tem como público alvo microempresas, designers participantes do Programa Polo Joalheiro e empreendedores criativos atendidos pelo Sebrae do Pará.
 
O evento integra a programação de qualificação e capacitação profissional na área de inovação em design, proporcionando às empresas e profissionais da área possibilidades de um diferencial competitivo. 
 
A partir da realização do workshop será gerada a coleção “Acessórios de Moda 2014 do ESJL”, resultado de parceria firmada entre a Seicom, o Igama e o Sebrae/PA. O lançamento da coleção acontecerá no Minas Trend Preview, evento de moda e design, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de abril. 
 
Entre os objetivos do “Workshop de geração de produtos de acessórios de moda” estão a criação e fortalecimento de competências críticas na área da economia criativa, tendo a inovação como elemento propulsor e agregador de valor ao produto.
 
O design paraense é aceito e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, inovação e por comunicar a cultura e os simbolismos da biodiversidade amazônica
 
Reciclagem marca trabalho de consultora – Mary Arantes é designer e proprietária da marca de bijuterias Mary Design e ministra palestras e oficinas por todo o Brasil. Dentista de formação, ela nasceu em Rio do Prado no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. 
 
Considerada como exemplo de sucesso e inovação no design brasileiro, foi em Minas Gerais que começou a trabalhar com sobras de tecido descartadas na alfaiataria de seu pai. Assim nasceram suas primeiras peças. A utilização de conchas caracteriza sua primeira coleção, inspirada na região de Guarapari, no Espírito Santo, onde também morou. 
 
Suas criações são marcadas pela reciclagem e utilização de tecido. A partir de diversas técnicas artesanais, ela cria em peças exclusivas, quase sempre feitas à mão. Temas ligados ao Brasil, como folclore, pássaros, barroco mineiro e tropicália, são recorrentes em suas coleções. 
 
Suas obras possuem referências religiosas e têm na reciclagem sua marca. A consultora utiliza matéria-prima descartada pela natureza ou pelo homem, como tecidos. Dessa forma, consegue criar peças criativas e com preços atrativos. 
 
Versátil, Mary Arantes também publicou um livro de poesia. Segundo a consultora, suas criações visam a elevação do conceito do artesanato nacional, agregando design a técnicas já conhecidas e exploradas.
 
A promoção do “Workshop de Acessórios de Moda” é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do São José Liberto.
 
O evento conta com o apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP), Incubadora Pará Criativo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Faculdade Estácio do Pará (FAP) e Universidade da Amazônia (Unama).
 
Os interessados em participar do workshop devem entrar em contato com o NDTO do ESJL pelo telefone (91) 33443518, no horário de 9h às 18h.
 
No ato da inscrição devem ser apresentados RG e CPF (documentos originais). A palestra será realizada no auditório principal do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas).
 
 
Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.