Espaço São José Liberto promoveu curso de adornos regionais

 
Designer Lídia Ibrahim.
Foto: Igama/Divulgação
O curso de Criação de Adornos com Matérias-Primas Regionais, ministrado pela designer Lídia Abrahim, deu continuidade à agenda anual de capacitação do Espaço São José Liberto. As aulas, iniciadas na última terça-feira (4), foram encerradas na tarde desta sexta-feira (7). Todas as vagas abertas foram preenchidas, o que demonstra o interesse do público em aprender técnicas de manualidades que valorizam a matéria-prima regional.
 
A promoção é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do espaço.
 
A experiência de Lídia Abrahim, que faz parte do Programa Polo Joalheiro do Pará desde o ano de 2005, foi compartilhada com os participantes do evento. A designer mostrou técnicas e particularidades de cada tipo de matéria-prima usada na confecção de colares e braceletes. Madeira certificada, capim dourado, sementes diversas e fibras foram alguns dos materiais usados.
 
Segundo a ourives Kátia Albuquerque, o curso serviu para inspirar novas propostas para suas peças, que passarão a ter um toque diferenciado, com a composição de gemas minerais junto com outros tipos de matéria-prima. “Quero agregar ao meu conhecimento como ourives as técnicas de manualidades e desenvolver novas peças. As matérias-primas regionais, como caroços de açaí e tucumã, dão uma nova cara para a peça”, explicou.
Colar criado durante o curso de criação de adorno.
Foto: Igama/Divulgação
Na opinião da designer Lídia Abrahim, o rendimento da turma foi satisfatório. “O curso foi muito bom. Ninguém sentiu dificuldades, pelo contrário, os acabamentos saíram perfeitos. Todos absorveram muito rápido, criando modelos e composição de cores incríveis, e já estão comprando matéria-prima para produzir suas próprias peças”, comentou ela, que também integra o Grupo Garimpo, formado por designers do programa, e o Coletivo Criar Amazônia.
 
Serviço: o próximo curso ofertado pelo Espaço São José Liberto, que começa na próxima terça-feira (11), é o de “Trançado em Palha da Costa”, que será ministrado pela designer Nilma Arraes. Serão abertas 20 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (91) 3344-3518, no horário das 9 às 13 horas.
 
 
Ascom/Igama


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.