Artesanato em destaque: Encauchados Vegetais da Amazônia


       Suplás de Encauchados Vegetais da Amazônia. 
                        
Foto: Igama/Divulgação

Nome: Encauchados Vegetais da Amazônia
 
Criação: Artesão Lauro Maia – Castanhal/Belém-PA
 
Produção: Artesão Lauro Maia
 
Composição: Os encauchados resultam de práticas artesanais com uso racional e sustentável de recursos da floresta amazônica. O artesanato é resultado de uma técnica de impermeabilização de tecido com o uso do látex da árvore do Caucho (Castilloa ulei) para a fabricação de uma série de produtos, dentre eles vasos, roupas, bolsas, sapatos, suplás, porta-copos, dentre outros.

Inspiração: O artesão Lauro José Damasceno Maio é de São Francisco do Pará, comunidade de Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém (RMB). Ele buscou inspiração na flora amazônica para compor os suplás. Os encauchados têm origem na cultura indígena e são conhecidos como a “borracha da Amazônia”. Foram desenvolvido dentro do projeto “Encauchados de Vegetais da Amazônia”, criado pelo professor Francisco Samonek, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, e já presente em quase 50 comunidades, espalhadas por quatro Estados da Amazônia: Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.

O artesanato foi referendado, recentemente, em Portugal e na Alemanha, na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) e na Bolsa Internacional de Turismo de Berlim (ITB). O artesanato foi exposto no estande que o estado do Pará organizou nas duas feiras, denominado “Pará: A Obra-Prima da Amazônia”. A embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, comentou, na última quarta-feira, 4, na ITB 2015, que ficou encantada em conhecer as novas estratégias de promoção do Pará e se surpreendeu com a arte artesanal dos Encauchados de Vegetais da Amazônia comercializados no Espaço São José Liberto, em Belém.

Foto de capa: João Ramid/AIB

Onde encontrar: Na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (Pç. Amazonas, s/n, Jurunas), de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
 
Ascom/Igama

PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.