Empreendedorismo e sustentabilidade marcam o trabalho da artesã Maria do Carmo

Confira fotos dos trabalhos da artesã Maria do Carmo Calado

Pioneira no estado do Pará no ramo da confecção de embalagens artesanais, a artesã Maria do Carmo Calado acumula prêmios nacionais que reconhecem o caráter inovador do trabalho que desenvolve à frente da sua empresa, a Ornatos Embalagens. O apelo ecológico é marca dos produtos da artesã natural de Gurupá, no Baixo Amazonas. Com mais de uma década de carreira, Maria do Carmo busca passar adiante o conhecimento que possui com o objetivo de fazer com que o segmento das embalagens possa crescer cada vez mais na região.

Desde 1998 a artesã faz parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, criado em 1998 e mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Além de ter um nome consolidado no ramo, o reconhecimento de Maria do Carmo vem também por meio das contemplações em âmbito regional, nacional e internacional. A fundadora, presidente e sócia da Ornatos Embalagens conquistou, entre as principais premiações, o CNI Designer Ecológico (2004), Sebrae Mulher Empreendedora (2005 e 2006), 1º e 2° lugar no Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação Tecnológica (2005 e 2006, respectivamente).

Os produtos criados por Maria do Carmo estão disponíveis na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL). No local, pode ser visto um pouco do trabalho desenvolvido pela artesã, que além das embalagens, também ministra cursos para propagar os seus conhecimentos, como a oficina de Embalagens Artesanais com  temática natalina, que ministrou, semana passada, no ESJL.

Maria do Carmo acredita que “as capacitações promovidas pelo espaço são de extrema importância para a população, pois criam-se grandes parcerias. Eu mesma fui muito beneficiada com as oficinas do espaço, então procuro ajudar aos futuros empreendedores também”.

Mesmo com todo o trabalho exigido em seu cargo à frente da empresa, Maria do Carmo ainda encontra tempo para ajudar as pessoas carentes. Ela faz parte da ONG Rotary Club Belém Noroeste e do Instituto Mayamazom. Por meio desses projetos atua como voluntaria em uma creche no bairro do Bengui, na grande Belém. Ela também presta assistência à Prefeitura Municipal de Gurupá, atuando em casas de apoio em seu município de origem.

ORNATOS - Há 12 anos no mercado, a Ornatos Embalagens surgiu da necessidade de oferecer um serviço que até então não existia na capital paraense. Fundada por Maria do Carmo em parceria com o falecido marido, José Luis Salcedas da Silva, a empresa nasceu, de forma despretensiosa, com o intuito de oferecer produtos que atendessem às necessidades dos consumidores que cada vez mais procuravam por produtos inovadores.

Comecei a juntar as sementes e as folhas, só que não sabia o que fazer com tudo isso. Depois comecei a juntar as embalagens  e agregar valor a elas com as sementes e as folhas. Daí em diante foi só inovar e criar”, conta a artesã.  

Logo no início os produtos eram vendidos na Praça da República. Depois, com a inauguração do Espaço São José Liberto, em 2002, o artesanato passou a ser comercializado na Casa do Artesão, localizada no espaço. Em seguida, para atender a crescente demanda de pedidos, a Ornatos foi fundada

Com o diferencial do artesanato paraense, a empresa busca aliar o regionalismo a um apelo ecológico. A maioria das embalagens produzidas contêm sementes, cascas de árvores e folhas desidratadas, matéria prima natural que gera objetos confeccionados com exemplares da exuberante e diversificada flora amazônica.

Além do material utilizado na confecção das peças, Maria do Carmo destaca que a região amazônica influencia em cada pedaço de seu trabalho: “Eu procuro não só fazer as embalagens, mas principalmente reforçar os traços ribeirinhos em cada uma delas. Eu acho que é muito importante promovermos esse resgate de nossa cultura para que as pessoas possam consumir mais ainda o que temos de bom aqui no Pará”.

Contatos da empresa Ornatos Embalagens:

https://www.facebook.com/maria.calado.148
(91) 82746808
carmocalado@yahoo.com.br

Ascom/Igama



PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.