Joia em destaque: Anel "Amor Agarradinho"

                                                                     
    Pingente “Amor Agarradinho”, criação da designer Marcilene Rodrigues
Foto: Lázuli Estúdio - Divulgação
 
Nome: Anel ”Amor Agarradinho, da coleção “Trepadeiras”. Criado pela designer Marcilene Rodrigues para a sétima edição da “Pará Expojoia – Amazônia Design”, feira realizada, em 2010, no Espaço São José Liberto, com a finalidade de divulgar e incentivar o design brasileiro que tem como inspiração a flora amazônica. O anel faz parte da coleção de joias em ouro e prata lançada, na ocasião, pelo Polo Joalheiro do Pará, denominada “Metamorfose Preciosa da Amazônia”, com peças inspiradas na botânica da região.

Criação: Designer Marcilene Rodrigues

Produção e ourivesaria: SilaBrasilia

Composição: Em prata.
 
Inspiração: A designer faz uma brincadeira com a flora amazônica, inspirando-se na espécie "Trepadeiras", em especial a "Amor Agarradinho" (Antigonon Lepitopus), e em um famoso brega paraense, “Amor, Amor”, de Magno e André Carlos, regravado na voz da cantora Lia Sophia: "Amor, Amor... Me abrace mais forte... Amor, amor...".

Marcilene explica que o Amor Agarradinho é uma planta que surpreende pela delicadeza de suas flores rosas ou brancas, assim como pelo formato de coração de suas folhas, retratadas nesta joia. De acordo ela, as flores e folhas criam uma atmosfera romântica, atraindo muitas abelhas. Com folhagens protetoras, a planta também fornece sombra durante todas as estações. "Fique sem reservas. Abaixe o muro e se permita", diz Marcilene Rodrigues, referindo-se  a todo esse universo inspirador que envolve a joia.    

A designer integra o Programa Polo Joalheiro e já participou de exposições, cursos e eventos nacionais e internacionais da área. Suas joias já foram expostas em Portugal, Itália, França e outros países.  

A utilização de matéria-prima diferenciada, que identifica a riqueza mineral e natural da joia do Pará, também marca o trabalho artesanal da designer Marcilene Rodrigues. As joias produzidas por sua empresa, a SilaBrasila, aliam metais preciosos ouro e prata, a gemas orgânicas, minerais e vegetais.

Em suas joias, a contemporaneidade revela-se nas formas desenhadas pelo metal precioso, que, em algumas criações, destacam o brilho precioso de citrinos, ametistas, rubis, quartzos e outras gemas minerais, bem como a beleza natural da matéria-prima utilizada, em especial o chifre de búfalo e a madeira certificada, recorrentes em sua produção. 
 
Ao buscar inovação contínua do processo de criação, a partir do conceito da economia criativa, Marcilene Rodrigues envolve artesãos, ourives, lapidários e outros produtores da região amazônica em seu trabalho, incentivando o segmento da joalheria artesanal.

Foto: Lázuli Estúdio - Divulgação

Onde encontrar: Na “Loja Una”, situada no Espaço São José Liberto (Pç. Amazonas, s/n, Jurunas). Aberta de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

 
Ascom/Igama
 


PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.