Joia em destaque: Colar “Rastros”


         Colar “Rastros”, criação da designer Mônica Matos
                      Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará 
 
Nome: Colar “Rastros”

Criação: Designer Mônica Matos

Produção: Mônica Matos Joias da Amazônia

Ourivesaria: Paulo Tavares

Composição: Em prata com incrustação paraense  

Inspiração: Segundo Mônica Matos, a joia foi criada com inspiração na história da extração do ouro no Pará. Junto com as coleções Paredão de Sonhos e Vestígio, a designer criou as joias da coleção Rastros para a exposição “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria”, aberta no final de 2014, no Espaço São José Liberto. O colar faz parte das joias da linha de sustentabilidade, promovida pelo Polo Joalheiro do Pará. 

O tema foi escolhido pela simbologia forte e amplitude para a utilização das cores extraídas do metal utilizado - metassilicato de cobre, carbonato de cobre e hidróxido de metais. Segundo ela, a coloração das joias faz referência às cores dos locais de garimpo, dos barrancos e do próprio minério ali extraído. “Resolvi também fazer um ‘link’ com essa questão poética, com os sonhos (dos garimpeiros), da escada que levava aos sonhos”, explica a designer, que buscou outras referências históricas e visuais ligadas à atividade, como os rastros e as crateras ou “grandes vácuos”.

Transformar resíduos em joias com coloração diferenciada, sofisticação e design arrojado, a partir de técnicas inovadoras de ourivesaria e respeito ao meio ambiente. Esse é o conceito da coleção de joias em ouro e prata "Metal-Morfose". A nova linha de produtos é marcada pela sustentabilidade, inovação, qualidade e design com identidade cultural. 

Resultado de quase uma década de pesquisas realizadas por Paulo Tavares, mestre ourives e pesquisador, a coleção é composta por cerca de 40 joias, criadas por Lídia Abrahim, Mônica Matos, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes e Argemiro Muñoz, com produção e ourivesaria de Ednaldo Pereira, Paulo Tavares, Amajoia, Amazon Art, Yemara, Silabrasila, Joiartmiro, Moa-Arãn e Mônica Matos Joias da Amazônia.
 
Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará 

Onde encontrar: Na “Loja Una”, situada no Espaço São José Liberto (Pç. Amazonas, s/n, Jurunas). Aberta de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Ascom/Igama

PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.