Institucional

 

Fachada do Espaço São José Liberto. Foto: Geraldo Ramos - Igama/Divulgação
 

Sobre a história

Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência de território criativo e turístico de Belém do Pará. O prédio principal data de 1749 e foi erguido para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Na segunda metade do século XX foi ampliado, ganhando mais um prédio, anexo à primeira construção, feita em pedra, areia de praia e grude de peixe.

Foram cerca de 150 anos como local de privação da liberdade, tanto para presos de justiça como para presos políticos. Desativado pelo Governo do Estado em 1998, o prédio foi totalmente restaurado com a supervisão técnica do arquiteto Paulo Chaves. Renasceu como Espaço São José Liberto, em 2002, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o anfiteatro Coliseu das Artes, um espaço gourmet, seis lojas de joias, duas ilhas com serviços especializados em ourivesaria e lapidação, uma escola de ourivesaria, auditório e mezanino.

O Espaço São José Liberto é um espaço intersetorial e transversal concebido para abrigar setores criativos e categorias culturais, como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, criações culturais e funcionais, promovendo geração de trabalho e renda, empreendedorismo criativo, inovação, design e capacitação profissional, tendo a cultura e o turismo como elementos transversais do seu funcionamento.

É mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e gerenciado pela organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). Tem como apoiadores as Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além de uma rede de parceiros, com destaque para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).




PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.