Institucional

Lojas

 

Fachada do Espaço São José Liberto. Foto: Geraldo Ramos - Igama/Divulgação

Sobre a história

Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência de território criativo e turístico de Belém, Pará. O prédio principal data de 1749, foi erguido para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Na segunda metade do século XX foi ampliado, ganhando mais um prédio, anexo à primeira construção, feita em pedra, areia de praia e grude de peixe.

Foram cerca de 150 anos como local de privação da liberdade, tanto para presos de justiça como para presos políticos. Desativado pelo Governo do Estado no final dos anos 1980, o prédio foi totalmente restaurado com a supervisão técnica do arquiteto Paulo Chaves. Renasceu como Espaço São José Liberto, em 2002, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, seis Lojas de Joias, duas ilhas com serviços especializados em ourivesaria e lapidação, escola de ourivesaria, auditório e mezanino.

O Espaço São José Liberto é um espaço intersetorial e transversal concebido para abrigar setores criativos e categorias culturais, como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, criações culturais e funcionais, promovendo geração de trabalho e renda, empreendedorismo criativo, inovação, design e capacitação profissional, tendo a cultura e o turismo como elementos transversais do seu funcionamento.

É mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e gerenciado pela organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). Tem como apoiadores a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além de uma rede de parceiros, com destaque para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).




PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.