Institucional

 



Lojas do Espaço São José Liberto
 

  • CASA DO ARTESÃO

 

Casa do Artesão. Foto: Cláudio Santos/Agência Pará

Espaço de exposição e comercialização de produtos gerados de empreendimentos criativos individuais e coletivos, referentes a oito setores da economia criativa.

A visitação à Casa do Artesão possibilita uma breve incursão ao artesanato paraense amazônico produzido por 43 municípios do Estado do Pará.

Os produtos expostos para comercialização são avaliados por uma equipe técnica especializada em produtos artesanais e empreendimentos culturais.

No que se refere ao artesanato estão disponibilizados ao consumidor diversas tipologias, dentre elas cerâmica, cuias pintadas e com grafismos, cestaria utilitária e artística, sucata marinha, produtos com fibras, encauchados, brinquedos e objetos em miriti, balata e madeira.

O local dispõe também de produtos com sabores da terra, como licores de jambu e de frutas típicas; bombons de cupuaçu, castanha do Pará, açaí e bacuri; e biscoitos e geleias. No local, também são comercializados CDs, DVDs e livros produzidos por autores e artistas do estado do Pará.


Na Casa do Artesão, espaço de reconhecimento e valorização da arte e cultura amazônica, além das cores e dos sabores, o visitante pode adquirir, ainda, cheiros do Pará e cosméticos produzidos com a botânica amazônica.

 

  • LOJA UNA

 

Loja UNA. Foto: Geraldo Ramos

Encomendas de joias, alianças customizadas, anéis de formatura, joias religiosas, joias personalizadas, joias para casamento e terços.


CONTATOS
Fone: (91) 3344 3528

SERVIÇOS
Confecção de brindes coorporativos, como pingentes, bottons, prendedores de gravata e outros.


Lançamentos de coleções temáticas e por estações.


Designers, ourives e lapidários: os profissionais designers da loja dispõem de portfólio internacional, customizam e criam joias exclusivas; os ourives recebem encomendas a partir de prazos preestabelecidos com o cliente para entrega; e os lapidários têm experiência comprovada e apresentam trabalho de lapidação diferenciada.

DESCRIÇÃO

Trata-se de uma loja que expõe e comercializa joias em ouro e prata criadas por designers premiados nacional e internacionalmente, produzidas artesanalmente por ourives qualificados e com anos de experiência profissional em joalheria.

As joias lançadas por coleções comercializadas na Loja Una são criadas a partir de workshops de geração de produtos e sua produção tem caráter autoral e de exclusividade quando solicitada pelo consumidor.

Com design inovativo e contemporâneo as peças têm inspiração na diversidade cultural brasileira e amazônica. Em seus processos de produção, além do ouro e da prata, as joias são compostas por gemas minerais, orgânicas, como tucumã, casca da pupunheira, madeiras certificadas, chifre de búfalo, sementes de inajá, murumuru, dentre outras.

Algumas joias também aliam a nobreza do metal à inovação do aproveitamento de lentes de óculos CR-39 e gemas denominadas vegetais.

As joias produzidas para a Loja Una passam por um processo de avaliação de qualidade e autenticidade onde são avaliados os seguintes aspectos: matéria-prima, acabamento e design, sendo que as joias que contêm gemas minerais passam, ainda, por uma análise gemológica.

Gemas minerais naturais também são destaque na loja, onde podem ser adquiridas em estado bruto ou lapidadas, sendo avaliadas quanto a sua autenticidade no laboratório gemológico do Espaço São José Liberto.

Na Loja Una também são comercializadas joias religiosas, com destaque para a temática do Círio de Nazaré.
 

  • LOJA AMORIMENDES

 

Colar "Natural Conectado". 
Foto: Consórcio Empresarial/Divulgação

CONTATOS
João Amorim e Júlia Mendes
Fones: (91) 3083 5987 e 3241 0706
E-mail: 
sac@amorimendes.com.br
Site: www.amorimendes.com.br

SERVIÇOS
Criação e confecção de joias e lapidação de gemas minerais.


DESCRIÇÃO

A loja trabalha o conceito de joias sustentáveis com design regional, mas com uma visão universal dos temas, incluindo os religiosos e inspirados no meio ambiente. Comercializa colares, pulseiras, anéis, brincos, pingentes e correntes.

Entre as matérias primas utilizadas na confecção das peças estão chifre de búfalo, sementes diversas e casca de coco, além das gemas minerais, dos metais nobres e alumínio reutilizado de utensílios domésticos. Também são utilizadas placas de celulares, de computadores, e outros materiais considerados lixo eletrônico, resultado de pesquisas e de processos especiais de inovação, que Júlia Mendes vem desenvolvendo para criar um conceito próprio. A designer leva em conta a resistência, a durabilidade e a beleza do que é reaproveitado, trabalho que foge ao convencional e segue uma tendência mundial de sustentabilidade.

As peças da “Amorimendes” já estiveram em exposições de destaque, como a Casa Cor Pará 2011 e a Rio+20.
 

  • LOJA JOIARTMIRO

CONTATOS
Argemiro Muñoz
Fones: (91) 3344 3529 (Loja 3)
E-mails: 
joiartmiro@bol.com.br tucunaja@bol.com.br

SERVIÇOS

Comercialização, criação de joias por encomenda, restauração de peças de arte, como joias, coroas e esplendores.

DESCRIÇÃO

Brincos "Wamiri Atroari".
Foto: Joiartmiro/Divulgação

Criar joias com a cara da Amazônia, sendo a maioria exclusivas e inspiradas nas culturas marajoara e tapajônica, na arte rupestre, e na fauna e flora regionais. Essa é a proposta da Joiartmiro, cujo trabalho é denominado “joia de cultura”, voltado ao resgate de temas como a preservação da natureza, arte sacra e a cultura amazônica, identificada no formato das folhas, nos desenhos tribais, de animais (muiraquitã, tartaruga etc.), santos e outras fontes de inspiração.

Os brincos, anéis, colares, pulseiras, alianças, anéis de formatura, bottons personalizados, pingentes e outras peças são confeccionados com matéria prima da região, como metais (ouro e prata), gemas orgânicas e gemas minerais, além de sementes e fibras.

Das técnicas utilizadas, o destaque é da incrustação paraense - esmaltação a frio colorida. O proprietário da loja, o designer Argemiro Muñoz, é natural da Colômbia, mas radicalizado no Pará há mais de 30 anos. Fundou a Joiartmiro em 2003, por meio de uma parceria com o Polo Joalheiro e a Câmara Setorial de Joias do Pará, integrando a Associação de Profissionais da Cadeia Produtiva de Joias do Pará.

 

  •  LOJA ZEUS
"Flora Amazônica", criação da designer
Ivete Negrão. 

Foto: Igama/Divulgação

Shirley Kerber
Fone: (91) 8111 3366
E-mail: 
shirley.kerber@gmail.com

SERVIÇOS

Criação, produção e lapidação de joias. 


DESCRIÇÃO
A loja trabalha com quatro designers (Ivete Negrão, Circe Silva, Claudionor Silva e Fábio Alves) e conta com um processo próprio de lapidação. O forte das peças, de acordo com a proprietária, são as variações de gemas, que se destacam pela diversidade, beleza e cores. O estoque está sempre em renovação para oferecer peças exclusivas, muitas retratando traços da cultura regional.

 

  • LOJA OUROGEMA

Marcelo Monteiro
Telefone: (91) 3225 4345
E-mail: 
ourogema.ourogema@yahoo.com.br 
Site: www.ourogemajoias.com.br

Brincos e Pingente da coleção "Rastrinho"
Foto: Ourogema/Divulgação


SERVIÇOS
Criação e confecção de joias.

DESCRIÇÃO
O dono da Ourogema, Marcelo Monteiro, é filho de ourives e trabalha no mercado de joias há mais de 30 anos, experiência que levou para a loja. O diferencial das joias produzidas pela Ourogema, que segue as características da joalheria artesanal paraense, está no design, na criatividade, na utilização de gemas vegetais e nas características amazônicas nas peças, seja na inspiração do design (lendas, fauna e flora), como na utilização de material alternativo e sustentável (sementes, madeiras, chifres e outros materiais orgânicos), seguindo uma tendência mundial de conscientização ambiental.

 

  • LOJA MONTENEGRO’S
Colar "Açai", criação da designer
Selma Montenegro.
Foto: Almir Pastore - Divulgação
AuDITIONS Brasil 2012

CONTATOS
Selma Montenegro
Fones: (91) 3252 2758
E-mail: selmamontenegro@hotmail.com


SERVIÇOS
Criação e confecção de joias.
Aceita peças por encomenda.


DESCRIÇÃO

A designer trabalha, principalmente, com matéria prima alternativa, como sementes, madeira, miriti, fibra de curauá, tecidos e muitas gemas, inclusive gemas em estado bruto ou semibruto (não lapidadas). Apesar de os colares serem o ponto forte do trabalho, a loja possui outras peças, como anéis, brincos, broches, pulseiras e pingentes. Para criar as coleções, Selma busca, por exemplo, o grafismo marajoara da cerâmica e a religiosidade do povo paraense, utilizando técnicas como a marchetaria.

 

  •  LOJA DANATUREZA

 

Brincos "Remo", criação da empresa Danatureza. 
Foto: Igama/Divulgação

CONTATOS
Joseli Limão Barros
E-mail: joselirlimao@gmail.com

SERVIÇOS

Criação e confecção de joias.
Aceita peças por encomenda.

DESCRIÇÃO

A loja oferece várias opções, que vão de colares a anéis em vários estilos, dos mais clássicos aos mais alternativos, utilizando na sua composição madeira certificada, ossos, chifres, madrepérola e “courino”, muito usado na confecção de pulseiras e colares. A prata, o ouro e as gemas orgânicas são a base de suas criações. Algumas peças criadas pela designer Joseli Limão são feitas a partir de uma técnica especial, a pirografia, outro diferencial de seu trabalho. Gemas como topázio azul, cristal, ametista, citrino e quartzo verde são destaque nas peças, que também ganham identidade especial com a temática religiosa, vista principalmente em terços e pingentes inspirados em Nossa Senhora de Nazaré. 

 

  •  LOJA HS CRIAÇÕES

CONTATOS
Helena Bezerra e Alexandre Santiago

Fones: (91) 9602 4480 e 3224-5781
E-mail: hscriaoes@gmail.com
Site: www.hscriaoesjoias.blogspot.com.br


SERVIÇOS
Criação e produção de joias.
Aceita peças por encomenda.

 

DESCRIÇÃO

Os produtos criados e produzidos por Alexandre Santiago e Helena Bezerra para a HS Criações são oriundos de uma unidade produtiva própria, instalada após treinamentos oferecidos pelo Programa de Joias e Metais Preciosos do Pará. As gemas e a prata são os materiais mais usados nas peças. Em 2005, com o início pesquisa e experimentação em novas técnicas, dentre elas a incrustação paraense, que estabeleceu nova linguagem aos produtos, a HS Criações ganhou sua identidade. Neste mesmo ano, a empresa agregou a sua estrutura produtiva a designer Lídia Abrahim. Em 2007, a empresa se formalizou, e em 2008 conquistou seu espaço próprio no São José Liberto, ampliando seu volume de vendas. Suas peças retratam muitos elementos da natureza, como as helicôneas, que já inspiraram várias coleções.


CONTATOS 
Fones: (91) 3212 2099/8412 3337
E-mail: rahmajoias@bol.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Rahma-Gemas-e-Joias/425861680804911

 

  • LOJA AMAZONITA ART E MODAS

 

CONTATOS
Maria Paixão e Tânia Amaral
Fones: (91) 3751 2140
E-mail: cardoso_paixao@yahoo.com.br


SERVIÇOS

Foto: Amazonita/Divulgação


Criação e confecção de joias. Aceita peças por encomenda.


DESCRIÇÃO
A loja oferece várias opções, que vão de colares a anéis em vários estilos, dos mais clássicos aos mais alternativos, utilizando na sua composição madeira certificada, ossos, chifres, madrepérola e “courino”, muito usado na confecção de pulseiras e colares. A prata, o ouro e as gemas orgânicas são a base de suas criações. Algumas peças criadas pela designer Joseli Limão são feitas a partir de uma técnica especial, a pirografia, outro diferencial de seu trabalho. Gemas como topázio azul, cristal, ametista, citrino e quartzo verde são destaque nas peças, que também ganham identidade especial com a temática religiosa, vista principalmente em terços e pingentes inspirados em Nossa Senhora de Nazaré.


 

  • LOJA RAHMA


SERVIÇOS
Criação e confecção de joias, além de reparo, manutenção e restauro de peças.

Loja Rhama.
Foto: Igama/Divulgação


DESCRIÇÃO
A empresa Rahma - Gemas e Joias surgiu a partir da vontade de difundir a arte da joalheria, tanto na produção artesanal e industrial, quanto na formação de profissionais para o setor joalheiro, que se encontra em pleno desenvolvimento no estado do Pará, principalmente pelas iniciativas governamentais, como o programa de desenvolvimento do setor, denominado Polo Joalheiro, iniciado em 1998. O trabalho da loja inclui a utilização de ouro, prata, pigmentação, trabalhos regionais marajoaras, gravura, entre outros.


 

  • LOJA BELÉM DA SAUDADE

CONTATOS
Maria Souza
Telefones: (91) 3241-9306
E-mail: belemdasaudade@ibest.com.br
Site: www.belemdasaudade.blogspot.com 

Pingente "Abelha". Foto: Igama/Divulgação


SERVIÇOS
Comercialização de joias antigas.


DESCRIÇÃO
A loja é especialista em joias antigas, nos estilos Art Nouveau e Art Déco, com referência especial ao período da Belle Époque, em que a sociedade paraense viveu a riqueza do Ciclo da Borracha. Peças em prata, ouro, pérolas e gemas minerais da joalheria tradicional se destacam na vitrine da loja.



 

  • LOJA GEMAS DO MUNDO
CONTATOS
Leila Salame: (91) 8166-5505
E-mail: gemmasdomundo@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/gemasdomundo

 

SERVIÇOS
Bracelete criado pela designer Leila Salame.
Foto: Fábio Alves/Divulgação
Lapidação de gemas sob encomenda: lapidação tradicional e lapidação diferenciada.
Venda de pedras preciosas lapidadas e brutas.
Confecção de muiraquitãs esculpidos em rocha e em pedras preciosas.
Artesanato mineral.
Confecção de brindes para empresas: com muiraquitãs personalizados; kits de gemas brutas; cabochões etc.


DESCRIÇÃO
A loja Gemas do Mundo tem uma variedade de gemas fascinantes e atende tanto o público em geral como também colecionadores, designers, ourives e aqueles que desejam descobrir o apaixonante mundo das gemas. Aqui você encontra pedras lapidadas e brutas de diferentes tamanhos e talhes, inclusive com lapidação diferenciada, denominada Grafismo Marajoara, criação da lapidária Leila Salame, uma das proprietárias da loja. Sabe aquela joia que você não usa mais porque uma pedra caiu ou então acidentalmente quebrou? Aqui na loja você poderá restaurar estas peças. E aquela joia diferente com uma pedra super diferenciada que você viu na revista? Na loja Gemas do Mundo, uma idêntica será lapidada para você. Comprar na Gemas do Mundo é comprar com a certeza da autenticidade das pedras que está levando. Temos lapidação própria, localizada em Belém do Pará, o que agiliza as encomendas e diminui os custos. Entre em contato ou visite a loja para conhecer e esclarecer  dúvidas relacionadas ao mundo encantador das pedras preciosas. 



PESQUISAR

Exposição

NEWSLETTER

Parceiros

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas, Belém-Pará-Brasil. Fone: (91) 3344-3500 e (91) 3344-3514.
Horário de visitação: terça a sábado, de 09 às 18:30h; domingos e feriados, de 10h às 18h.